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O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental

Processo: 10/00565-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Miriam Godoy Penteado
Beneficiário:Analucia Castro Pimenta de Souza
Instituição Sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/03559-0 - O uso de tecnologia informática e materiais manipuláveis em geometria no ensino fundamental, AP.EP
Assunto(s):Geometria   Educação matemática   Informática
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:educação matemática | Ensino de geometria | informática e educação matemática | laboratório de matemática | Educação Matemática

Resumo

A pesquisa se insere na região de inquérito sobre o uso de tecnologia de informação e comunicação (TIC) e materiais manipuláveis no ensino e aprendizagem de Geometria. O objetivo é analisar as possibilidades do uso desses recursos para organização de ambientes de aprendizagem que privilegiem uma atitude investigativa por parte do professor e do aluno, bem como as demandas que tal uso traz para o trabalho e a formação docente. A pesquisa está sendo conduzida de forma a analisar e discutir os seguintes assuntos: 1) o engajamento dos alunos nas atividades propostas; 2) pontos positivos e negativos do processo de elaboração e implementação das atividades na escola incluindo a demanda para o trabalho docente, gestão, entre outros. O projeto prevê três fases: planejamento, atividades na sala de aula e avaliação. A primeira delas constitui em momentos de estudo, elaboração, adaptação e discussão das atividades a serem desenvolvidas na sala de aula. A segunda está destinada ao uso destas atividades com os alunos de 5ª à 8ªs séries da escola E.E. Profª Heloisa Lemenhe Marasca. A terceira fase é para avaliar, reformular, trabalhar novamente com os alunos, organizar e analisar os dados e publicar os resultados. Espera-se que os resultados sejam subsídios para a melhoria do ensino e aprendizagem de Geometria na escola pública para alunos de 5ª à 8ª série do ensino fundamental. (AU)

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