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Novas técnicas de caracterização microestrutural de aços bifásico e multifásico aplicados a indústria automobilística.

Processo: 11/08518-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Marcelo dos Santos Pereira
Beneficiário:Allan Harada
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria automobilística   Caracterização microestrutural
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aços Bifásicos | Aços Multifásicos | Caracterização microestrutural | Industria Automobilística | Estrutura de Metais e Ligas

Resumo

Neste projeto pretende-se desenvolver novas técnicas de caracterização microestrutural de aços bifásicos (dual-phase steel) e multifásicos (TRIP steel) comerciais, fornecido por indústria automobilística, especificamente pela Renault, aplicado atualmente como matéria-prima na produção de veículos. Neste contexto está inserido o desenvolvimento de novos aços avançados de alta resistência em consonância com o projeto ULSAB-AVC, que visa à produção de veículos seguros, viáveis economicamente e eficientes no consumo de combustível, para o século 21. Será realizada à caracterização microestrutural dos aços bifásico e multifásico, através de identificação e quantificação das fases presentes em coexistência. Neste item, especial atenção deve ser dada às técnicas de caracterização microestrutural, que serão realizadas por microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura e microscopia de força atômica. Uma importante contribuição será a utilização de diferentes reagentes químicos (Beraha, técnicas de "Heat-Tinting"), além dos reagentes convencionais (Nital, solução aquosa de metabissulfito de sódio e "LePera"), já utilizados pelo Grupo de Pesquisa da UNESP. As microestruturas serão correlacionadas com as propriedades mecânicas do material, que serão determinadas por intermédio de ensaios de tração, objetivando a determinação da resistência à tração, do limite de escoamento e do alongamento, tendo em vista que este material tem aplicação estrutural na indústria automobilística. Finalmente, pretende-se contribuir para o desenvolvimento tecnológico de aços avançados de alta-resistência, através da geração de conhecimentos e técnicas nas Universidades, que serão publicados continuamente, acelerando uma possível transferência para o setor produtivo, em especial à indústria automobilística.

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