Busca avançada
Ano de início
Entree

Fadiga dos aços ABNT 4340 e Custom 465 tratados pela implantação iônica por imersão em plasma (3IP)

Processo: 11/00508-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Pesquisador responsável:Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Beneficiário:Rafael Gustavo Bonora
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Desgaste dos materiais   Aço   Corrosão   Fadiga dos materiais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Abnt 4340 | corrosão | Custom 465 | desgaste | fadiga | 3Ip | Fadiga

Resumo

Quando se estudam materiais para aplicação em componentes estruturais aeronáuticos deve-se considerar que os mesmos serão submetidos à carregamentos cíclicos, sendo um parâmetro importante para projetos o estudo da vida em fadiga dos materiais. Considerando Por exemplo, em um trem de pouso em operação, o estudo do desgaste e da corrosão é fundamental principalmente quando se pretende utilizar novas técnicas de tratamentos superficiais. Atualmente, materiais de alta resistência mecânica, como o aço ABNT 4340, são utilizados em diversos componentes do trem de pouso. Devido à necessidade de alta resistência ao desgaste e à corrosão, os componentes são geralmente revestidos por cromo. Este tratamento assim como o revestimento com cádmio produzem resíduos, como o Cr+6 e cianetos, por exemplo, que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Este projeto tem origem na necessidade da indústria aeronáutica nacional, ELEB/EMBRAER, em reduzir o uso de materiais revestidos com cromo e cádmio eletrodepositado. O projeto tem como foco, o estudo de uma técnica alternativa aos revestimentos por eletrodeposição, trata-se da implantação iônica por imersão em plasma (3IP) de nitrogênio e metano aplicada em atuadores do trem de pouso. Considerando os esforços sofridos pelos atuadores, os aços ABNT 4340 e o aço inoxidável Custom 465 serão ensaiados em fadiga axial, corrosão em névoa salina e desgaste pino-disco. A intenção é comparar o comportamento dos aços tratados pelo 3IP com o aço ABNT 4340 eletrodepositado com cromo duro e cádmio, material estudado intensamente pelo grupo de pesquisa. Serão também realizados ensaios de microindentação, microscopia óptica para análise microestrutural, microscopia eletrônica de varredura para análise fractográfica, difração de raios-X e análise de tensão residual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VOORWALD, H. J. C.; BONORA, R. G.; OLIVEIRA, V. M. C. A.; CIOFFI, M. O. H.. Increasing fatigue resistance of AISI 4340 steel by nitrogen plasma ion-implantation. ENGINEERING FAILURE ANALYSIS, v. 104, p. 490-499, . (11/00508-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BONORA, Rafael Gustavo. Influência do tratamento superficial 3IP na vida em fadiga dos aços ABNT 4340 e 15-5PH para aplicação aeronáutica. 2015. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Engenharia. Guaratinguetá Guaratinguetá.