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Escrituracao escolar como disciplina nas escolas da primeira republica.

Processo: 11/50383-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Carmen Sylvia Vidigal Moraes
Beneficiário:Iomar Barbosa Zaia
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Primeira República (1889-1930)   Currículo   Organização administrativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivos Escolares | Curriculo | Escrituracao Escolar | Historia Da Educacao | Organizacao Administrativa | Primeira Republica

Resumo

A pesquisa tem por principal objetivo investigar a atividade administrativa escolar de escriturar livros como matéria ensinada nas instituições de ensino da primeira República. Trata-se de um aprofundamento em uma das questões enunciadas no texto final da tese defendida em maio de 2010 na Faculdade de Educação da USP, dentro da área de história e historiografia da educação. Na tese apontei a importância do desenvolvimento de uma pesquisa posterior cujo objeto de análise seria a escrituração enquanto aprendizagem. As inquietações iniciais sobre esta preocupação surgiram quando realizava estágio em Portugal, previsto no cronograma de atividades do doutorado. Na oportunidade tive acesso à documentação que pautava a escrituração escolar como matéria a ser ensinada na primeira Escola Normal de Lisboa. Após este primeiro contato com o tema, nos levantamentos realizados no Brasil, novamente a escrituração escolar aparece como matéria de ensino nas primeiras escolas normais do estado de São Paulo. Como fontes que serão utilizadas nesta investigação estão os currículos organizados para os modelos escolares instalados na primeira república paulista, periódicos publicados em fins do século XIX e começo do XX, cadernos escolares e a legislação. Entre os resultados previstos, para além de um artigo abordando a caracterização desta matéria, pretendo cooperar com a Biblioteca da FEUSP na organização de um banco virtual com livros do acervo da FEUSP pouco encontrados nas prateleiras das bibliotecas públicas paulistas, tais como anuários de ensino e periódicos educacionais publicados na primeira república. (AU)

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