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O formato da música digital no Brasil

Processo: 11/05604-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Marcia Regina Tosta Dias
Beneficiário:Cauê de Camargo Martins
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia econômica   Sociologia da tecnologia   Sociologia da música   Música   Indústria fonográfica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Indústria fonográfica brasileira | música digital | música gravada | Novos modelos de negócio com a música gravada | Sociologia da cultura e comunicação

Resumo

O presente projeto de pesquisa pretende estudar as características particulares do formato da música digital, produzida por grandes empresas do setor fonográfico no Brasil contemporâneo, e refletir sobre as rupturas e continuidades da codificação digital de música gravada em relação ao formato consagrado de produção, difusão e recepção de música associada ao modelo do disco. Privilegiando as operações concentradas em torno das faixas isoladas, autônomas, a música digital pode ser emblemática da interação entre a racionalidade econômica do sistema capitalista, a arte e a cultura no mundo atual, o que indica à necessidade de um devido aporte sociológico que se debruce sobre as consequências econômicas e estéticas da forma dessa mercadoria para a vida social. (AU)

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