Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem e Simulação de uma Suspensão Veicular com Elementos Não Lineares de Rigidez e Amortecimento

Processo: 11/11572-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2012
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Projetos de Máquinas
Pesquisador responsável:Flávio Yukio Watanabe
Beneficiário:Rafael Quelho de Macedo
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica veicular   Modelagem e simulação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:dinamica veicular | Modelagem e simulação | Sistema de suspensão | Modelagem e Simulação

Resumo

Veículos automotores terrestres são máquinas complexas compostas por vários sistemas integrados dinamicamente entre si e também com a pista sobre a qual o veículo trafega. As bases de uma análise teórica da dinâmica de veículos são os modelos físicos e matemáticos e a técnica de modelagem e simulação utilizando sistemas multicorpos de parâmetros concentrados tem sido amplamente empregada nos processos de projeto, análise e otimização de suspensões veiculares, devido à sua versatilidade de aplicação, exatidão na representação do sistema modelado e relativa simplicidade. A qualidade dos resultados das simulações está diretamente relacionada com a adequação do modelo aos propósitos do estudo planejado e ao uso de parâmetros do modelo que representem corretamente as características geométricas, físicas e de comportamento não linear do sistema real e suas perturbações. O presente Projeto de Pesquisa objetiva a realização de uma análise numérica do comportamento dinâmico vertical de um veículo off-road do tipo Baja completo, por meio da simulação de um modelo multicorpos tridimensional de um veículo com 7 graus de liberdade, suspensão passiva e elementos elásticos e de amortecimento não lineares, submetido a diferentes tipos de irregularidades da pista.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)