Busca avançada
Ano de início
Entree

No tempo do consumo: Félix González-Torres

Processo: 11/13106-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Fundamentos e Crítica das Artes
Pesquisador responsável:Agnaldo Aricê Caldas Farias
Beneficiário:Julia Buenaventura Valencia de Cayses
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Arte contemporânea
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte contemporânea | Artes plásticas e cidade | Post-minimalismo | Crítica da Arte Contemporânea

Resumo

O projeto de pesquisa tem como tema a obra do artista plástico Félix González-Torres (Cuba, 1957-EUA, 1996) desde uma das principais discussões dos anos 80: a questão do público nas cidades contemporâneas; espaços cuja quantidade de habitantes e meios de comunicação contrasta com a escassa possibilidade de encontro entre as pessoas. Este fato, recente na sua condição de extremo, bem que tem raízes antigas: a fantasmagoria própria do mercado capitalista, fenômeno que - advertido por Marx desde as fábricas e estudado por Benjamin desde as vitrines - consiste na ficção de serem as coisas, e não os homens, as encarregadas de tecer as relações sociais. Na década de 80, com um mercado exacerbado, boa parte dos artistas começou a procurar alternativas: trabalhos capazes de gerar espaços de encontro que escapassem do mercado para estabelecer vínculos entre as pessoas, e foi justamente em esse momento que Félix González-Torres começou elaborar sua obra. Porém - e aqui se encontra a hipótese da pesquisa -, em um determinado ponto, o artista abandonou esse caminho, e deixando de procurar alternativas para escapar da mediação própria do mercado, decidiu adentrar-se nos seus limites, propondo um jogo com o mecanismo que faz possível qualquer mercado nele mesmo: a relação de igualdade e equivalência.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAYSES, Julia Buenaventura Valencia de. Propriedades sem bens: dos lotes de Gordon Matta-Clark às manifestações de Félix González-Torres. 2014. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/SBI) São Paulo.