Busca avançada
Ano de início
Entree

História da avaliação escolar no periódico do centro do professorado paulista (1934 -1964)

Processo: 11/10557-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Rosario Silvana Genta Lugli
Beneficiário:Tatiana Priscilla Barbosa Rodrigues
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):História da educação   Trabalho docente
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:centro do professorado paulista | historia da educação | Periódicos Educacionais | Profissão docente | revista do professor | História da Educação

Resumo

O projeto apresentado aqui vincula-se à área de história da educação, particularmente à vertente da história cultural, e tem como objetivo realizar uma história das práticas de avaliação escolar em São Paulo, notadamente os procedimentos que se destinam a promover o aluno para a série seguinte. Considera-se que tais práticas sofreram considerável modificação durante o século XX, uma vez que até a década de 1960 os docentes das escolas públicas paulistas ainda não eram os responsáveis pela promoção de seus próprios alunos, estando esta a cargo do inspetor escolar ou de examinadores externos. O projeto de pesquisa ao qual esta Iniciação Científica se filia toma a avaliação educacional em uma perspectiva tríplice: como elemento de controle sobre as práticas docentes, como parte do conjunto de saberes especializados sobre o ensino que foram se disseminando durante o século XX e como prática efetiva dos professores em sala de aula. Será utilizada como fonte documental neste projeto de iniciação a Revista do Professor (1934 - 1964), publicada pelo Centro do Professorado Paulista, tradicional associação docente no estado de São Paulo. O exame desse periódico terá como objetivo mapear e examinar as representações sobre a avaliação escolar bem como localizar indícios das práticas efetivamente desenvolvidas nas escolas. Será utilizado como referencial teórico principal o trabalho de Roger Chartier sobre a história dos impressos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)