Busca avançada
Ano de início
Entree

O homem enquanto peregrino: Análise de uma novela brasileira (1685) na perspectiva da História dos Saberes Psicológicos.

Processo: 11/00838-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2011
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Pesquisador responsável:Marina Massimi
Beneficiário:Nayara Aparecida Saran
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Peregrinação   Experiências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Experiência | Peregrinação | História dos Saberes Psicológicos

Resumo

No âmbito da história cultural, o tema da peregrinação é frequentemente utilizado como metáfora, no sentido de se considerar que há um "caminhar físico" expressivo do fato de que o que move e motiva o ser humano nas escolhas de seus caminhos é o "caminhar psíquico", fruto de suas experiências e da maneira que são concebidas na mente.O estudo da obra de Alexandre de Gusmão, História do Predestinado Peregrino e de seu Irmão Precito (1685), visa ao entendimento sobre a dinâmica do ser humano a partir de como este elabora suas experiências individuais no encontro com a realidade. O objetivo do estudo é buscar a compreensão do conceito de experiência expresso na metáfora da peregrinação, que parece permitir o conhecimento sobre si mesmo, ao mesmo tempo em que se propõe a 'construir' experiências psíquicas a partir das ações (experiências concretas, a viagem do peregrino, propriamente dita).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)