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Re-missões de Mário de Andrade: a imagem evasiva

Processo: 11/50075-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Cinema
Pesquisador responsável:Arlindo Ribeiro Machado Neto
Beneficiário:Carlos Adriano Jeronimo de Rosa
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Institucionalização   Cultura (sociologia)   Imagem (artes)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Apropriacao | Arquivo | Cinema | Cultura | Institucionalizacao | Mario De Andrade

Resumo

O núcleo da pesquisa é um notável artefato cultural: cenas de cinema do escritor Mário de Andrade (1893-1945) evitando ser filmado pela câmera de Artur Pereira em Festa do Divino Espírito Santo, rodado em Santa Isabel (interior de São Paulo), 1933. Notável pelo raro registro (a mais longa imagem em filme de Mário) e pelo que a imagem cristaliza como alegoria de questões do arquivo. E Mario, ele mesmo compulsivo colecionador de artefatos culturais, fez da própria obra o inventário de um arquivo. Numa cena, Mário faz gestos para o cameraman parar de filmá-lo e dirige o foco para o festejo. Em outra cena, caminha numa rua de terra, afastando-se da câmera. A pesquisa parte justamente desta imagem em fuga da personalidade do modernismo, para refletir sobre a posição do intelectual perante os compromissos da institucionalização. Ao revelar a renitente recusa ou, talvez, evasiva resistência de Mário em se deixar ser registrado pelo cinema, o filme expõe uma alegoria da imagem que projeta conexões com questões mais amplas da cultura brasileira, como o embate entre arte e institucionalização e a sempre presente volta do modernismo a um mítico passado. Mário foi um dos ideólogos e difusores do modernismo e o primeiro secretário de cultura do Brasil. A institucionalização da arte é uma questão urgente da atualidade. Investigar. Instigar. Inventar. Parâmetros do meta-historiador artista. Serão feitos um texto reflexivo e um roteiro de criação que dialoga com este texto. A imagem de Mário evasivo na festa do Divino é um parâmetro da contribuição original brasileira para o cinema de reapropriação de arquivo face à institucionalização. (AU)

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