Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de antioxidantes no meio diluente Botu-crio® para congelação de células espermáticas provenientes de epidídimo de gatos submetidos a orquiectomia eletiva.

Processo: 11/15148-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:Wilter Ricardo Russiano Vicente
Beneficiário:Beatrice Ingrid Macente
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Estresse oxidativo   Felidae   Antioxidantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antioxidante | Estresse oxidativo | Felino | recuperado epididimário | Tecnologias do sêmen e Inseminação Artificial

Resumo

O emprego dos gatos domésticos é uma excelente opção como modelo experimental. As possibilidades de criopreservação do sêmen trazem amplos benefícios, principalmente para a conservação dos animais selvagens. O objetivo deste estudo é avaliar a adequação do uso de um diluente nacional (Botu-crio®) para a criopreservação de espermatozóides de gatos. Além disso, avaliar se a adição de vitamina E em diferentes concentrações ao diluente Botu-crio® é mais eficaz para a criopreservação de sêmen obtido a partir do epidídimo de gatos domésticos. Cinquenta e quatro gatos domésticos serão utilizados no experimento após serem submetidos a orquiectomia eletiva e os espermatozóides obtidos diretamente da cauda e ducto deferente do epidídimo. Serão constituídos 18 "pools", com o material de três animais cada e forma-se-á quatro grupos experimentais. No grupo controle (G0) o sêmen será congelado com o diluente Botu-Crio®. Nos grupos A (GA), B (GB) e C(GC), ao diluente Botu-Crio® será acrescido vitamina E em três concentrações, 0,3, 0,6 e 0,9mM, respectivamente. Para cada grupo, as amostras de sêmen fresco serão inicialmente avaliadas quanto a motilidade, vigor e morfologia, para verificar a qualidade mínima exigida para a congelação. Os mesmos parâmetros serão reavaliados após a descongelação e também para: Teste Supra Vital, Teste Hiposmótico, Avaliação de Integridade Acrossomal e Reação de Peroxidação Lipídica. Os resultados serão avaliados por análise não paramétrica de variância e as médias serão comparadas pelo teste de Tukey (p <0,05).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MACENTE, Beatrice Ingrid. Congelação de células espermáticas provenientes de epidídimo de gatos domésticos contendo antioxidante no meio diluidor. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal Jaboticabal.