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Reconstrução paleolimnológica da represa Guarapiranga e diagnóstico da qualidade atual da água e dos sedimentos de mananciais da RMSP com vistas ao gerenciamento do abastecimento

Processo: 12/02826-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2012
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Carlos Eduardo de Mattos Bicudo
Beneficiário:Karine Fernandez Rivelino
Instituição Sede: Instituto de Botânica. Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:09/53898-9 - Reconstrução paleolimnológica da Represa Guarapiranga e diagnóstico da qualidade atual da água e dos sedimentos de mananciais da RMSP com vistas ao gerenciamento do abastecimento, AP.TEM
Assunto(s):Limnologia   Represas   Uso do solo   Eutrofização   Diatomáceas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:diatomáceas | Eutrofização | Impacto antropogênico | traçadores ambientais | Uso do solo | Limnologia

Resumo

A presente proposta visa à capacitação técnica de candidato graduado em nível superior na área de Biologia, Química ou Saneamento. Durante a capacitação, o candidato receberá treinamento nas atividades laboratoriais envolvidas na avaliação da qualidade da água e dos sedimentos em limnologia. As atividades previstas são: oxidação de amostras e preparo de lâminas permanentes incluindo material coletado da água e dos sedimentos das represas circunscritas na área da Região Metropolitana de São Paulo; organização do laminário de diatomáceas; inclusão das amostras no Herbário Científico do Estado "Maria Eneyda P. Kauffmann Fidalgo" (SP) do Instituto de Botânica; padronização das fichas com informação taxonômica e ecológica dos materiais; participação no registro do material fotográfico digitalizado e organização das pranchas ilustrativas das espécies, variedades e formas taxonômicas de diatomáceas das represas em estudo; organização e manutenção do banco de dados biológicos (biodiversidade e informação ecológica) do projeto, bem como a organização e manutenção do banco de imagens do projeto. A formação em nível superior do bolsista nas áreas mencionadas é fundamental dada a complexidade e a quantidade de informação que será gerada no decorrer da pesquisa. Também é relevante a dedicação integral do candidato para o cumprimento das metas estabelecidas no projeto temático. Finalmente, após o treinamento, o candidato estará apto a exercer atividades em universidades, institutos de pesquisa e empresas de consultoria, entre outros. (AU)

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