Busca avançada
Ano de início
Entree

Contos de fadas e imaginação na Educação Infantil: em foco a psicologia histórico-cultural e as vozes de professores

Processo: 11/24186-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Elieuza Aparecida de Lima
Beneficiário:Mariana Sampaio
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Psicologia cultural-histórica   Imaginação   Pesquisa bibliográfica   Entrevistas (psicologia)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Contos de Fadas clássicos | Educação Infantil | Imaginação | Contos de Fadas

Resumo

O projeto tem como objetivo principal verificar como os contos de fadas contribuem para reflexões sobre o desenvolvimento da imaginação na infância quando apresentados por seus interlocutores. A metodologia envolve levantamento bibliográfico em bases de dados de informações digitais e também pesquisa de campo para dar voz aos professores sobre seus entendimentos, práticas cotidianas e vivências sobre a literatura infantil e especificamente contos de fadas clássicos, a partir de análise do acervo da escola. Nosso lócus de pesquisa será uma Escola Municipal de Educação Infantil, do interior paulista; os instrumentos de coleta de dados envolvem: realização de entrevista semi estruturada com os professores do último ano da Educação Infantil e também observação de suas práticas pedagógicas.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)