Busca avançada
Ano de início
Entree

Correlação entre a adaptação marginal e contaminação bacteriana através da interface entre implantes e conectores protéticos em restaurações fixas de 3 elementos - avaliação in vitro pelo método DNA checkerboard

Processo: 12/00942-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Materiais Odontológicos
Pesquisador responsável:Cássio Do Nascimento
Beneficiário:Larissa Naomi Ikeda
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Bactérias
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bacteria | DNA Checkerboard | Interface implante-conector protético | Implantologia

Resumo

A ausência de uma perfeita adaptação entre o implante e o conector protético pode resultar em uma colonização bacteriana dos componentes causando reações inflamatórias nos tecidos peri-implantares. O objetivo do presente estudo será avaliar e correlacionar, por meio de microscopia de luz e da técnica de hibridação DNA Checkerboard, a adaptação dos conectores protéticos aos implantes com a ocorrência de infiltração bacteriana do meio externo para o interior dos componentes através da interface implante-conector em restaurações de 3 elementos. Quarenta e oito implantes e seus respectivos conectores protéticos com 2 diferentes tipos de conexões (hexágono interno; n=24 e cone-morse; n=24) serão avaliados. Os diferentes implantes serão distribuídos em 2 grupos de 12 combinações cada. Cada combinação será constituídas por uma prótese fixa de 3 elementos (Implante-Pôntico-Implante). Serão confeccionadas coroas totais metálicas idênticas para cada conector, simulando uma prótese fixa de 3 elementos (primeiro e segundo pré-molares, e primeiro molar inferiores). Após a união dos componentes, medidas da adaptação marginal dos conjuntos implantes-conectores e próteses serão avaliadas em microscópio de luz. Em seguida, os conjuntos serão imersos em saliva humana durante 7 dias para avaliação microbiológica. Após o período de incubação, as combinações serão reabertas para a colheita de material do interior dos implantes e componentes protéticos e posterior identificação e quantificação dos microrganismos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DO NASCIMENTO, CASSIO; IKEDA, LARISSA NAOMI; PITA, MURILLO SUCENA; PEDROSO E SILVA, RAFAEL CANDIDO; PEDRAZZI, VINICIUS; DE ALBUQUERQUE JUNIOR, RUBENS FERREIRA; RIBEIRO, RICARDO FARIA. Marginal fit and microbial leakage along the implant-abutment interface of fixed partial prostheses: An in vitro analysis using Checkerboard DNA-DNA hybridization. JOURNAL OF PROSTHETIC DENTISTRY, v. 114, n. 6, p. 831-838, . (12/00942-3)