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O manejo transferencial em Freud: uma análise da relação transferência-sugestão

Processo: 12/10419-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Christiane Carrijo Eckhardt Mouammar
Beneficiário:Diego Diz Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Clínica psicanalítica   Sugestão   Análise de conteúdo   Sigmund Freud
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clínica Psicanalítica | Epistemologia da psicanálise | Freud | Sugestão | Transferencia | Psicanálise

Resumo

Este projeto de pesquisa visa identificar como Freud compreende o manejo da transferência entre o período de 1901 a 1918. De forma mais específica, objetiva elucidar como o manejo da transferência impediria a análise psicanalítica de ser reduzida à sugestão. Assim, visa-se compreender a relação entre transferência e sugestão no texto freudiano. Tal investigação justifica-se mediante as críticas de outras áreas do conhecimento, que alegam ser a psicanálise um método corrompido pela sugestão e, também, pela grande diversidade de compreensões existentes na comunidade psicanalítica a respeito da lógica envolvida no manejo transferencial. Ao desvelar-se a concepção do manejo transferencial em Freud, se tem a disposição um importante recurso histórico-epistemológico para pensar a clínica psicanalítica contemporânea. Além de ser uma pequena contribuição à epistemologia psicanalítica, esta pesquisa é uma oportunidade de melhor compreender a especificidade do método psicanalítico. Em termos metodológicos, a execução deste projeto divide-se em duas fases, uma primeira, com o objetivo de compreender de forma estrutural a evolução do objeto pesquisado - transferência e sugestão- e para tanto será utilizada a Análise de Conteúdo Temática, na qual construir-se-á quadros temáticos, e uma segunda, de ordem mais reflexiva, na qual será realizada a análise epistemológica dos dados coletados tendo por referencial os quadros temáticos.(AU)

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