Busca avançada
Ano de início
Entree

Invariantes operatórios sobre o estado de equilíbrio-químico em alunos de graduação

Processo: 12/12118-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2012
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marco Antonio Bueno Filho
Beneficiário:Edson Cassius Duarte Lopes
Instituição Sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Assunto(s):Equilíbrio químico   Ensino de química   Alunos   Graduação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:equilibrio quimico | Representação submicroscópica | Teoria dos Campos Conceituais | Ensino de Química

Resumo

O presente plano visa contribuir sobre os mecanismos de conceituação quanto a ideia de Equilíbrio Químico. Cabe ressaltar que se trata de um assunto que vem a gerar muitas confusões em alunos tanto da educação básica quanto de graduação, principalmente quanto à representação submicroscópica. Sendo assim, serão investigados alunos da Universidade Federal do ABC que já cursaram a disciplina de Transformações Químicas. Os dados serão analisados tendo como base a Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. Como fruto desta investigação pretende-se acessar os invariantes operatórios demandados por alunos em situações que versam sobre o estado de equilíbrio-químico e aprofundar a discussão sobre o modo como se dá a associação destes entes cognitivos elementares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)