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Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas

Processo: 12/12595-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2012
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Julio Gomes Almeida
Beneficiário:Carolina do Nascimento Gremelmaier Moreira
Instituição Sede: Pró-Reitoria Acadêmica. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/51700-7 - Auto-avaliação institucional: construção de indicadores que possibilitem o diálogo com as avaliações externas, AP.EP
Assunto(s):Avaliação institucional   Indicadores de qualidade   Avaliação da aprendizagem   Ensino público   Qualidade da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:auto-avaliação | Avaliação Institucional | ensino público | Indicadores de Qualidade | qualidade negociada | Regulação | Auto-avaliação Institucional

Resumo

O projeto estuda a possibilidade de desenvolvimento de um processo de auto-avaliação institucional por uma escola pública da rede municipal de ensino. A realização da pesquisa justifica-se pela necessidade de construção, pela escola, de indicadores de avaliação que lhe permita dialogar com o sistema com vistas à construção de um padrão de qualidade negociado. A pesquisa se apoia nos trabalhos de Freitas (2005), Sordi (2009), Souza (2005), Thruller (2011), entre outros. Para sua realização optou-se pela abordagem qualitativa de cunho fenomenológico, orientada pelos princípios da pesquisa-intervenção e adotaram-se procedimentos que contemplem estudos de natureza bibliográfica e documental e trabalho de campo com realização de intervenção na realidade concreta. O projeto será realizado mediante parceria que estabeleça intercâmbio institucional e pessoal entre a Unidade Escolar e a Universidade de São Paulo com vistas à produção de conhecimento nos domínios da teoria e da prática. Com isso pretende-se construir indicadores de avaliação que possam dialogar com os indicadores do sistema produzidos por meio das avaliações em larga escala e contribuir para a melhoria do ensino público na cidade (AU)

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