Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição da l-carnitina e acetil-l-carnitina sobre a viabilidade espermática na refrigeração de sêmen equino

Processo: 12/11658-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2014
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Antonio Dell'Aqua Junior
Beneficiário:Fernando Paixão Lisboa
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Cavalos   Inseminação artificial animal   Sêmen animal   Fertilidade animal   Peroxidação de lipídeos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carnitinas | garanhão | semen refrigerado | Biotecnologia do sêmen

Resumo

A biotécnica mais utilizada em equinos no Brasil é a inseminação artificial com sêmen refrigerado. Apesar dos avanços, ainda há uma grande variação nos resultados de fertilidade em programas reprodutivos. Uma grande disparidade ocorre entre garanhões em relação à qualidade seminal frente à refrigeração e ao armazenamento. Como alternativa a essa situação, têm sido estudados a adição de substâncias antioxidantes aos diluentes de refrigeração. A intenção é diminuir os danos causados à membrana pela peroxidação lipídica. Com a adição dessas substâncias, existe a possibilidade de aumentar o tempo da viabilidade espermática, maximizando o uso de garanhões que se encontram distantes do local de interesse ou dos quais o sêmen sabidamente não suporta satisfatoriamente o processo de armazenamento. O presente estudo tem como objetivo avaliar o efeito da adição da L-carnitina e acetil-L-carnitina sobre a viabilidade espermática na refrigeração de sêmen equino a 5ºC por até 48 horas. Estas substâncias demonstram potencial para minimizar os efeitos deletérios ocasionados pela refrigeração do sêmen equino assim como estimular as vias metabólicas responsáveis pela produção de energia no espermatozoide. Entretanto, é necessária a criação e o aperfeiçoamento de protocolos para a adição desses componentes, além de uma análise completa da célula espermática, visando avaliar seus efeitos sobre as características do sêmen de garanhões. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LISBOA, Fernando Paixão. Efeito da adição da L-carnitina e acetil-L-carnitina sobre a viabilidade espermática na refrigeração do sêmen equino. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.