Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de modelos do algoritmo de controle em MATLAB/Simulink para automação do processo de aplicação de agrodefensivos em aeronaves agrícolas.

Processo: 12/17844-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Vigência (Início): 01 de outubro de 2012
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Fernando Garcia Nicodemos
Beneficiário:Ana Elisa Fernandes Tobal
Empresa:NCB Sistemas Embarcados Ltda
Vinculado ao auxílio:11/51450-0 - SECA: Sistema Embarcado de Controle Automático: desenvolvimento de um novo algoritmo e equipamento para automação da aplicação de agrodefensivos em aeronaves agrícolas, AP.PIPE

Resumo

Título: Desenvolvimento de modelos do algoritmo de controle em MATLAB/Simulink para automação do processo de aplicação de agrodefensivos em aeronaves agrícolas.Resumo: Atualmente, o processo de aplicação de agrodefensivos através da aviação agrícola é realizado através de um procedimento de controle e atuação manual. O projeto visa o desenvolvimento de um novo algoritmo de controle para automação da aplicação de agrodefensivos. Requer o desenvolvimento de atividades de modelagem para validação do algoritmo em ambiente simulado utilizando o pacote computacional MATLAB/Simulink e sua implementação em hardware embarcado, valendo-se da disponibilidade de sistemas operacionais de tempo real embarcados open-source (Ex.: RTEMS). Nesse contexto, justifica-se um bolsista TT-IV com experiência comprovada para aperfeiçoamento técnico e desempenho das atividades supracitadas Objetivos: Desenvolvimento do novo algoritmo de controle utilizando o MATLAB/Simulink; e Implementação do novo algoritmo em software embarcado de tempo real.Metodologia: Para o bolsista atingir os objetivos propostos, a metodologia a ser utilizada será a mesma adotada no projeto de pesquisa (vide item 4 do projeto de pesquisa), com grande contribuição do método normalizado IEEE 1490, o PMBOK (Project Managment Body of Knowledge) PMI. Os itens de avaliação das atividades são: 1) produção regular de documentação técnica; 2) produção da documentação final; 3) resultados semanais através da utilização do processo Scrum; e 4) qualidade de rastreabilidade, versionamento e autogerenciamento. O bolsista irá atuar principalmente na etapa de projeto de produto, com as informações já adquiridas e definidas no etapa de escopo do produto. Assim sendo, as atividades do bolsista, em concordância com o projeto de pesquisa, são: a) Projeto da arquitetura de software; b) Pesquisa da arquitetura do algoritmo de controle; c) Definição das variáveis de entrada, saída e controle; d) Desenvolvimento dos modelos do novo algoritmo em MATLAB/Simulink; e) Desenvolvimento dos modelos do sistema eletromecânico em MATLAB/Simulink; f) Pesquisa e implementação de estratégias de aumento de desempenho em tempo real incluindo o novo algoritmo; g) Implementação do novo algoritmo em software embarcado utilizando sistema operacional de tempo real; h) Elaboração de testes e verificação pré-certificação; e i) Elaboração dos relatórios técnicos.