Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de corantes vitais para identificação da viabilidade do fitoplâncton marinho

Processo: 12/14311-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Biológica
Pesquisador responsável:Rubens Mendes Lopes
Beneficiário:Izadora de La Volpe Mattiello
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Poluição   Monitoramento biológico   Plâncton marinho   Fitoplâncton   Corantes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:água de lastro | biomonitoramento | Corantes | Fitoplâncton | poluição | Viabilidade | Plâncton marinho

Resumo

A verificação da viabilidade do fitoplâncton é importante para o biomonitoramento, pois esses organismos formam a base da teia alimentar em ecossistemas aquáticos. O uso de corantes vitais tem sido uma das técnicas aplicadas neste tipo de análise, mas ainda persistem várias dúvidas sobre a potencialidade de alguns corantes para essa finalidade. O objetivo principal deste estudo é testar corantes vitais para a determinação da viabilidade do fitoplâncton marinho exposto a perturbações como derrames de óleo e transporte pela água de lastro. Espera-se que a combinação de corantes aumente a eficiência de detecção da viabilidade de uma maior gama de espécies. Serão avaliados diferentes grupos taxonômicos (Raphidophyceae, Cryptophyceae, Dinophyceae, Chlorophyceae e Prasinophyceae) mantidos em cultivo, os quais serão submetidos a uma série de corantes (calceína; CMFDA; vermelho neutro; SYTOX Green; azul de Evan e azul de tripano), de forma isolada ou em combinação. A eficiência de coloração será testada por observação em microscópio tradicional e de epifluorescência, seguida de comparações com uma FlowCAM. Os corantes que apresentarem maior potencial de aplicação, avaliado por análises estatísticas, serão testados em amostras submetidas a diversas concentrações de óleo e a tratamentos com ozônio, radiação UV e aumento de temperatura, simulando o tratamento da água de lastro. Entre as aplicações deste estudo está o fornecimento de subsídios para o desenvolvimento de sistemas de detecção de organismos viáveis e não-viáveis, para aplicação no diagnóstico e monitoramento de ambientes aquáticos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATTIELLO, Izadora de La Volpe. Avaliação de corantes para a detecção da viabilidade do fitoplâncton marinho. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.