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Motivação para escolha da carreira odontológica e perspectiva profissional de estudantes de Odontologia da FOP/UNICAMP

Processo: 12/15108-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2013
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Odontologia Social e Preventiva
Pesquisador responsável:Maria da Luz Rosario de Sousa
Beneficiário:Gabriela Porto
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Odontologia social   Estudantes de odontologia   Categorização   Inquéritos e questionários   Análise do discurso   Estudo observacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:escolha do curso | Estudantes de Odontologia | perspectiva profissional | Saude Coletiva

Resumo

A perspectiva profissional de um indivíduo é de extrema importância, pois sintetiza suas aspirações a partir da escolha do curso e determina o modo como o mesmo conduz seus estudos no período acadêmico, como planeja sua carreira, como direciona seus relacionamentos interpessoais e como exerce seu papel na sociedade. O objetivo deste trabalho é investigar os motivos para escolha do curso e a perspectiva profissional dos estudantes de Odontologia da FOP/UNICAMP. Trata-se de um estudo observacional, com etapa transversal e outra, de acompanhamento longitudinal. Na primeira etapa (transversal) será aplicado, em sala de aula ao final do semestre letivo de 2012, um questionário autoaplicável aos estudantes de todos os anos (1º ao 4º) contendo as seguintes variáveis: idade; gênero; nacionalidade; motivo para escolha do curso de Odontologia; opinião sobre a finalidade da Odontologia; perspectiva profissional - tipo de serviço onde pretende atuar (público e privado), razões para escolha do tipo de serviço, tipo de clientela que pretende atender (baixa e alta rendas); pretensão de cursar especialização - pretensão e especialidade pretendida. A etapa longitudinal consiste na aplicação do mesmo questionário aos ingressantes de 2013, os quais responderão ao questionário em todos os anos da graduação para verificar possível associação das escolhas dos mesmos com o fluxo curricular da instituição. As respostas discursivas serão analisadas pela técnica de análise do discurso, que permite a categorização das mesmas para tratamento estatístico. Os dados serão processados pelo programa SPSS (17.0), sendo as respostas expressas em números absolutos e percentuais. Será aplicado teste estatístico que se mostrar adequado aos achados, com nível de significância de 5%.(AU)

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