Busca avançada
Ano de início
Entree

Suplementação do meio de maturação in vitro e vitrificação com fosfolipídio e seu impacto na criotolerância, qualidade oocitária e expressão gênica em oócitos, usando o bovino como modelo experimental.

Processo: 12/16444-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de março de 2016
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Ana Carolina Japur de Sá Rosa e Silva
Beneficiário:Caroline Palmieri Pitangui Molina
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Maturação in vitro   Reprodução humana   Vitrificação   Expressão gênica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:expressão gênica | fosfolipídio | maturação in vitro | Vitrificação | Reprodução Humana

Resumo

A criopreservação de oócitos é importante para o tratamento da infertilidade, pois tem aplicação clínica mais ampla do que o congelamento do embrião e, por se tratarem de células únicas, poderão ser descartadas futuramente caso não venham a ser utilizadas. Porém, com o objetivo de otimizar o número de oocitos recrutados as pacientes devem ser submetidas à hiperestimulação ovariana controlada (HOC), o que implica em aumento dos custos e dos riscos, principalmente em pacientes oncológicas portadoras de tumores estrogênio dependente. Alguns autores tem proposto a punção dos oócitos ainda imaturos e aplicação de técnicas de maturação in vitro (MIV) associados à criopreservação destes gametas, com intuito de minimizar o tempo de indução e reduzir os custos da HOC. A fecundação e o desenvolvimento de oócitos bovinos previamente criopreservados pode, entretanto, ser comprometida pela alteração dos estoques de RNAm. As mudanças na composição lipídica dos meios de cultivo porpostas em estudos sobre o congelamento de embriões bovinos também parecem interferir no desenvolvimento destes, sendo possível modular a criotolerância das células dependendo das substâncias utilizadas durante o congelamento. Considerando a importância das técnicas de vitrificação e MIV na prática clínica o objetivo deste estudo consiste em avaliar os efeitos da vitrificação na expressão de genes marcadores de qualidade oocitária e avaliar o efeito da inclusão de fosfolipídio no meio de MIV e/ou de vitrificação como estratégia para aumentar a resistência ao congelamento e a viabilidade oocitária pós-congelamento, analisando o impacto desta estratégia na expressão gênica e nos índices de desenvolvimento embrionário.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CAETANO, LISANDRA CRISTINA; MIRANDA-FURTADO, CRISTIANA LIBARDI; BATISTA, LUCIENE APARECIDA; PITANGUI-MOLINA, CAROLINE PALMIERI; HIGA, THAIS TIEMI; PADOVAN, CRISTIANA CAROLINA; JAPUR DE SA ROSA-E-SILVA, ANA CAROLINA. Validation of reference genes for gene expression studies in bovine oocytes and cumulus cells derived from in vitro maturation. ANIMAL REPRODUCTION, v. 16, n. 2, p. 290-296, . (12/16444-2, 12/11069-9, 12/06068-3, 12/06006-8)