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A problemática da imagem em Andrei Rubliov de Andrei Tarkovski

Processo: 12/18932-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2013
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Yanet Aguilera Viruez Franklin de Matos
Beneficiário:Sintia Cristina da Cunha
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Cinema   Ícone   História da arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Andrei Rubliov | Andrei Tarkovski | cinema | Ícone bizantino | Imagem | História da Arte

Resumo

Trata-se de uma análise do filme Andrei Rubliov, de Andrei Tarkovski, que busca refletir sobre a maneira que o cineasta lida com a concepção imagética pressuposta nos ícones do pintor russo homônimo. Isso exige um exame das formas que vincula o cinema à problemática da imagem. Neste contexto, a relação de analogia é insuficiente para definir as imagens figurativas e ainda é mais limitada para entender o ícone bizantino, cuja figura idealizada, muito antes de guardar vínculos de contigüidade com algum corpo neste mundo, expressa a esperança de sua transcendência. A nova história da arte (Hans Belting, W.J.T. Mitchell e outros) vê a ligação da imagem com o mundo e com a linguagem apenas como possíveis aspectos desta e, portanto, insuficientes para entendê-la em toda sua complexidade. A imagem, então, estaria para além da analogia e do discurso. Para entender isto, a análise do filme de Tarkovski torna-se bastante pertinente, visto que ele dialoga com a tradição icônica. (AU)

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