Busca avançada
Ano de início
Entree

Aperfeiçoamento e validação de modelos numéricos para a simulação da presagem a frio do politetrafluoretileno (PTFE)

Processo: 13/00256-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 25 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 24 de junho de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Rodrigo Bresciani Canto
Beneficiário:Caiuã Caldeira de Melo
Supervisor no Exterior: Nicolas Pierre Schmitt
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Laboratoire de Mécanique et Technologie (LMT Cachan), França  
Vinculado à bolsa:10/20925-0 - Desenvolvimento de um sistema experimental para validação de modelos numéricos de compactação do politetrafluoretileno (PTFE), BP.IC
Assunto(s):Método dos elementos finitos   Prensagem   Politetrafluoretileno   Pó de ferro

Resumo

O projeto de pesquisa apresenta como objetivo principal aperfeiçoar e validar o modelo de material para a simulação do processo de prensagem a frio do politetrafluoretileno (PTFE) em pó. Este processo de fabricação influencia de forma crucial as propriedades mecânicas deste material. Entretanto, a simulação desse processo é de grande complexidade pois deve reproduzir o resultado devido aos mais diversos carregamentos possíveis nos diferentes pontos de uma peça, e assim possibilitar uma representação abrangente dos mais diversos casos industriais. Dessa forma, é proposto um procedimento no qual os pós de dois tipos de PTFE puro (peletizado e não peletizado) são prensados em uma matriz metálica que é instrumentada com sensores de pressão e que possibilita a aplicação da técnica de correlação de imagens digitais (CID). Esta matriz induz diferentes trajetos de carregamentos em diferentes regiões da peça sob prensagem e a validação será realizada pela comparação de parâmetros obtidos dos ensaios experimentais - força de reação do atuador, deslocamento do atuador, pressão nos sensores e os resultados de campos de deslocamento e deformação obtidos pela técnica de CID - com os resultados teóricos da simulação numérica pelo método dos elementos finitos. Como o modelo de Drucker-Prager/cap, (presente no programa ABAQUS) apresenta limitações para tal aplicação, este será aperfeiçoado utilizando-se de subrotinas do tipo USDFLD (do inglês user-defined field) para adicionar o encruamento na superfície de Drucker-Prager. Espera-se assim, que o modelo passe a representar melhor o processo de prensagem a frio dos pós de PTFE e que o procedimento de validação comprove este aperfeiçoamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SCIUTI, VINICIUS FIOCCO; MELO, CAIUA CALDEIRA; CANTO, LEONARDO BRESCIANI; CANTO, RODRIGO BRESCIANI. Influence of Surface Crystalline Structures on DSC Analysis of PTFE. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 20, n. 5, p. 1350-1359, SEP-OCT 2017. Citações Web of Science: 1.
Influence of Surface Crystalline Structures on DSC Analysis of PTFE. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, n. ahead, p. -, 2017.
VINICIUS FIOCCO SCIUTI; CAIUÃ CALDEIRA MELO; LEONARDO BRESCIANI CANTO; RODRIGO BRESCIANI CANTO. Influence of Surface Crystalline Structures on DSC Analysis of PTFE. MATERIALS RESEARCH-IBERO-AMERICAN JOURNAL OF MATERIALS, v. 20, n. 5, p. -, Out. 2017.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.