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Avaliação das Políticas Educacionais do Municípios do RIo de Janeiro

Processo: 12/20799-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia dos Recursos Humanos
Pesquisador responsável:Naercio Aquino Menezes Filho
Beneficiário:Guilherme Ramos Rocha
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação   Política educacional   Desenvolvimento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:desenvolvimento | Educação | Políticas Educacionais | Educação

Resumo

Muitos estudos recentes vêm salientando a importância da qualidade da educação, na medida em que aumenta o estoque de capital humano, para o desenvolvimento das nações. No Brasil, apesar dos avanços das últimas décadas com relação ao acesso à escola, a qualidade da educação, quando comparada tanto com países desenvolvidos quanto com outros países em desenvolvimento, deixa muito a desejar, como pode ser visto pelas notas obtidas pelo país no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).Nesse contexto, muitos artigos procuram estudar os efeitos das diversas políticas educacionais no desempenho dos estudantes. Entre as principais políticas, estão a redução da quantidade de alunos nas salas de aula, o aumento do número de horas que os estudantes passam nas escolas, o aumento do salario dos professores e inclusive novas formas de financiamento da educação, como o sistema de vouchers.Este projeto tem como objetivo avaliar as políticas educacionais adotadas pela Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro no período que compreende os anos de 2009 e 2012. Para isto, serão utilizados dados de desempenho acadêmico dos alunos da rede municipal do Rio de Janeiro e de municípios adjacentes. O programa afeta 152 escolas situadas em áreas vulneráveis do município, e os estudantes das outras escolas irão compor o grupo de controle. Os dados serão obtidos através de provas padronizadas, como a Prova Rio e a Prova Brasil.

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Guilherme Ramos. Avaliação das políticas educacionais no município do Rio de Janeiro. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA/SBD) São Paulo.