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Políticas de ensino superior, graduação em terapia ocupacional e o ensino de terapia ocupacional social

Processo: 12/13593-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Pesquisador responsável:Roseli Esquerdo Lopes
Beneficiário:Livia Celegati Pan
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Instituições de ensino superior   Programas de ensino superior   Terapia ocupacional
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Instituições Federais de Ensino Superior | Politicas de Ensino Superior | Terapia Ocupacional | Terapia Ocupacional Social | Terapia Ocupacional

Resumo

Esta proposta de pesquisa pretende analisar a implantação e o rebatimento das atuais políticas de ensino superior adotadas no Brasil, em especial o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI e o Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde - Pró-Saúde, para os Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), e, mais especificamente, para o ensino na área da terapia ocupacional social. Tais políticas, respectivamente, promoveram a ampliação de cursos e vagas em IFES e o redirecionamento da formação de profissionais na área da saúde, com implicações também para a formação de terapeutas ocupacionais. Serão estudados os Cursos de Graduação em Terapia Ocupacional das IFES em funcionamento, com foco no que concerne aos seus Projetos Político-Pedagógicos e, em específico, ao ensino na área da terapia ocupacional social. As transformações que vêm ocorrendo na formação de terapeutas ocupacionais, advindas de tais políticas, em instituições de grande relevância no cenário nacional, tanto no que se refere ao número absoluto como à produção acadêmica, constitui um elemento fundamental na discussão da consolidação da área da terapia ocupacional social. Produzir partes dessas fontes é o que se espera com a realização desta pesquisa. (AU)

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