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A história da África que os livros africanos contam: um estudo sobre os manuais escolares de história em Angola e Moçambique

Processo: 13/07886-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2013
Data de Término da vigência: 08 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História
Pesquisador responsável:Patricia Teixeira Santos
Beneficiário:Fábia Barbosa Ribeiro
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Angola   História da África   Moçambique   Livro didático
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Angola | Ensino de História da África | História da África | Manuais Escolares | Moçambique | História da África

Resumo

O presente projeto de pesquisa tem por objetivo analisar o modo como os manuais escolares de História, produzidos em Angola e Moçambique, apresentam a História do continente, a sua própria História e a sua relação com o Brasil, bem como buscar compreender o contexto histórico de produção desses manuais escolares e todos os agentes envolvidos neste processo: autores, editores, distribuidores, Ministérios da Educação dos respectivos países, no intuito de avaliar as formas de interação destes materiais didáticos com o universo escolar no qual estão inseridos, no que concerne aos seus usos e alcance no processo de ensino-aprendizagem de países cujos sistemas educacionais se encontram ainda em processo de estruturação. Angola e Moçambique são países africanos com um histórico comum de colonização portuguesa e de guerras de emancipação que trouxeram grande impacto no processo de formação e estruturação de seus sistemas educacionais no pós-independência. O recorte temporal incidirá sobre o período de 2000 a 2010, que abarca o final da Guerra em Angola e os anos iniciais da construção da paz em Moçambique, até o ano de 2010, quando os sistemas educacionais de ambos os países passaram a seguir as diretrizes do Banco Mundial para o combate ao analfabetismo e a modernização da educação. Este projeto dialoga com as áreas de História da África e Ensino de História e se encontra vinculado ao grupo de pesquisa: Saberes, Histórias da África e do Brasil, em perspectiva sul, da Escola de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade Federal de São Paulo (EFLCH/Unifesp), filiado ao Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Este grupo de pesquisa, coordenado pelos professores doutores Patrícia Teixeira Santos e Fábio Franzini, mantém importante diálogo com as Universidade de Delhi (Índia) e do Cabo (África do Sul), e tem como pressuposto a integração com redes internacionais de educação, a fim de fomentar subsídios acadêmicos e educacionais para pesquisadores, professores e agentes educadores brasileiros, sul-africanos, portugueses e indianos. (AU)

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