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Estudo sobre o escoamento gravitacional de pós na descarga de reservatórios

Processo: 13/07031-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2013
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:Maria Do Carmo Ferreira
Beneficiário:Lucas Massaro Sousa
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sistemas particulados   Escoamento   Material particulado   Pós   Reservatórios
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ângulos de repouso | densidade bulk | escoabilidade | índice de escoamento | índice de Hausner | Sistemas Particulados

Resumo

Neste projeto, será investigado o escoamento gravitacional de pós a partir de reservatórios, com o objetivo de identificar as variáveis que influenciam no escoamento de materiais particulados. Para isso, serão construídos reservatórios cilíndricos, em ferro galvanizado, com diferentes diâmetros de saída e angulações da base cônica. Serão utilizados três materiais: pós de alumina de diferentes granulometrias e os leites em pó integral e desnatado. O efeito das variáveis: ângulo de inclinação da base cônica, diâmetro de saída do reservatório, diâmetro médio dos pós e o teor de gordura sobre as vazões de descarga dos pós será investigado. Serão propostos planejamentos fatoriais para a elaboração dos experimentos e os resultados serão usados para avaliar a influência de cada uma das variáveis investigadas sobre a vazão mássica de descarga do reservatório. Por fim, a partir de uma análise estatística dos resultados serão ajustadas equações empíricas para estimar a vazão mássica de descarga do reservatório em função das variáveis analisadas. Além de contribuir para o desenvolvimento de metodologias visando a caracterização de pós obtidos a partir da secagem de pastas no Centro de Secagem do DEQ/UFSCar, os experimentos e as equações ajustadas também poderão ser utilizados em laboratórios de ensino de engenharia, contribuindo para desenvolver nos estudantes de graduação o interesse pelo estudo destes processos, que ainda é um tópico pouco estudado nos cursos de graduação. (AU)

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