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Escala de metacognição sênior: evidências de validade, precisão e normatização para a população idosa

Processo: 13/07115-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Fundamentos e Medidas da Psicologia
Pesquisador responsável:Patrícia Waltz Schelini
Beneficiário:Alex Bacadini França
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Idosos   Metacognição
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Idosos | medidas | metacognicao | Psicometria

Resumo

Novas formas de estudar e intervir junto à população idosa vem surgindo, até porque o envelhecimento não mais é visto como necessariamente acompanhado de declínio cognitivo. Juntamente à valorização dos estudos sobre o envelhecimento, os processos metacognitivos, que coordenam o desempenho cognitivo, passaram a adquirir importância na literatura das últimas quatro décadas. A metacognição corresponde a pensamentos e conhecimentos que os indivíduos possuem sobre seus próprios pensamentos e processos cognitivos. Dessa maneira, uma pessoa que avalia se a atividade que está realizando naquele momento atingirá ou não os objetivos estabelecidos por ela, previamente, está utilizando a metacognição. Haja vista que a metacognição facilita o desempenho eficaz em atividades e a carência de instrumentos nacionais que a mensurem, em momento anterior a esse projeto, propôs-se a elaboração de uma escala para avaliar essas habilidades, a Escala de Metacognição Sênior (EMETA-S). Juntamente com a elaboração, realizou-se a análise de suas evidências de validade e precisão. A análise fatorial realizada na amostra de 194 participantes revelou a presença de dois fatores: autorregulação e conhecimento metacognitivo, responsáveis por 27,18% da variância da escala. Após exclusão de itens que apresentaram cargas fatoriais abaixo de 0,30, itens com baixa concordância entre juízes, itens mal compreendidos pelos participantes e itens semelhantes, a EMETA-S ficou composta por 27 itens, com consistência interna de 0,85. Não foram encontradas diferenças significativas entre a média do desempenho e as variáveis gênero, escolaridade e idade dos participantes. Com a necessidade de realizar estudos adicionais acerca dos parâmetros psicométricos para compor o conjunto de critérios necessários para a utilização da escala EMETA-S de forma válida e precisa, o presente projeto tem como objetivo: acumular novas evidências de validade e precisão bem como a normatização para a população idosa brasileira, de modo a permitir que os resultados de um indivíduo sejam comparados ao grupo de referência ou grupo normativo. Participarão do estudo 400 sujeitos com idade igual ou superior a 60 anos e de ambos os gêneros. Após a aplicação, será realizada uma comparação entre as medidas da Escala de Metacognição Sênior de modo a verificar a viabilidade de estabelecer dados normativos separadamente em razão das faixas etárias por meio da realização de Teste-t com nível de significância de 0,05. Além disso, será realizada também uma análise para a determinação dos escores normativos para a EMETA-S baseada nas faixas etárias estabelecidas anteriormente calculando-se os percentis para cada uma delas. (AU)

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