Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre o local e o global: sub-centros e eixos comerciais em Lleida (Catalunha - Espanha) e Presidente Prudente (São Paulo - Brasil)

Processo: 13/21204-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 15 de dezembro de 2013
Data de Término da vigência: 14 de março de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Eda Maria Góes
Beneficiário:Felipe Augusto Rainho Silva
Supervisor: Maria Carmen Bellet Sanfeliu
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universidad de Lleida (UdL), Espanha  
Vinculado à bolsa:11/14321-8 - O comércio e as relações sociais no Jardim Bongiovani (Presidente Prudente - SP): um estudo a partir dos imaginários urbanos, BP.IC
Assunto(s):Geografia urbana   Cidades médias   Atividade comercial   Centro comercial
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidades Médias | Eixos comerciais | Lleida (Espanha) | Presidente Prudente - SP (Brasil) | Relações entre local e global | Sub-centros comerciais | Geografia Urbana

Resumo

O desenvolvimento deste estágio de pesquisa no exterior tem como objetivo contribuir com a compreensão das práticas socioespaciais nas cidades médias brasileiras, a partir do contato com outras realidades urbanas, em complemento ao projeto de iniciação científica já em andamento. Ao partirmos do estudo de um novo eixo comercial, Jardim Bongiovani - Parque do Povo - Prudenshopping, da cidade de Presidente Prudente (SP), nos propomos trabalhar comparativamente duas realidades urbanas distintas, neste caso, de Lleida, na Espanha, cidade com a qual nosso grupo de pesquisa (GAsPERR) tem fortes vínculos de pesquisa. Identificamos nesta cidade catalã o sub-centro comercial Ricard Vinyes e, portanto, atentaremos simultaneamente para as diferenças e semelhanças desses sub-centros/eixos comerciais, com o objetivo de compreender o papel dos estabelecimentos comerciais, não apenas nas relações econômicas, mas também nas relações de sociabilidade: ambos desdobramentos do comércio central, atendendo uma camada socialmente mais homogênea, mas que por sua vez não superam o centro tradicional nos papeis desempenhados. Desse modo, esse projeto dirige sua atenção tanto às relações entre cada parte (o sub-centro e o eixo comercial) e o todo (as duas cidades), quanto às relações entre o particular (cada uma dessas duas cidades médias) e o geral (as realidades urbanas nas quais se inserem, não apenas paulista e brasileira, no caso de Presidente Prudente, não apenas catalã, espanhola e da União Europeia, no caso de Lleida, mas também à escala global, nos dois casos). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)