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Sobre normas de segurança veicular quanto ao impacto frontal

Processo: 13/19649-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2013
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2014
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica
Pesquisador responsável:Larissa Driemeier
Beneficiário:Stephanie Fernandes Scortecci
Instituição Sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Segurança veicular   Normas técnicas   Eficiência   Análise de conteúdo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Impacto frontal | Leis brasileiras para impacto frontal | Leis internacionais para impacto frontal | Segurança veicular | Segurança veicular

Resumo

Os testes de impacto frontal são os mais importantes no desenvolvimento do projeto de um veículo, pois esse tipo de impacto representa mais de 50% das mortes por acidentes. Atualmente, para a aprovação de um carro, as normas em países desenvolvidos, as instituições não governamentais como NCAP (New Car Assessment Program) e a recente norma brasileira, são bastante rígidas quanto aos critérios de desempenho durante impacto frontal. A segurança, entretanto, é relativa a dois efeitos opostos de um acidente: deformação do habitáculo, medida por intrusão na cabine; e desaceleração sentida pelos ocupantes, medida pela duração e amplitude do pulso do acidente. Nenhuma das normas engloba esses dois efeitos simultaneamente. Portanto, o presente estudo visa analisar as normas e seus critérios de desempenho. As normas selecionadas foram: brasileiras, europeias e americana. Todas serão confrontadas com as regras da NCAP, as mais rígidas atualmente. Além disso, pretende-se discutir as consequências das diferenças nos critérios de desempenho, a partir de uma análise virtual de sensibilidade.

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