Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma investigação dos padrões de avaliação dos professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo à luz da Teoria de Resposta ao Item

Processo: 13/20203-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2013
Situação:Interrompido
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia
Pesquisador responsável:Marcos de Almeida Rangel
Beneficiário:Fernando Amaral Carnaúba
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/05908-3 - Padrões de avaliação dos professores e aprendizado dos alunos: evidência do sistema público de ensino do Estado de São Paulo, BE.EP.MS
Assunto(s):Teoria de resposta ao item   Economia da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliação Escolar | Saresp | Teoria de Resposta ao Item | Economia da Educação

Resumo

Neste projeto, pretendemos utilizar o ferramental da Teoria de Resposta ao Item para analisar uma dimensão da qualidade dos professores pouco estudada no Brasil até então: o padrão de avaliação utilizado pelos professores na atribuição de notas a seus alunos. Utilizando bases de dados administrativos de bolentins escolares e dos exames padronizados do Saresp, estimaremos três medidas de características do padrão de avaliação de cada professor, que buscam evidenciar tanto o grau de rigor imposto aos alunos quanto a capacidade de discriminação entre bons e bons e maus alunos. Utilizaremos as medidas encontradas para buscar evidências sobre: (i) a relação entre a adoção de diferentes padrões de avaliação em sala de aula e o aprendizado dos alunos; e (ii) a possibilidade de que exista discriminação por gênero ou cor nas notas dos boletins. As análises serão realizadas tanto para a disciplina de Língua Portuguesa quanto de Matemática, separadamente.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)