Busca avançada
Ano de início
Entree

Retificação do aço temperado e revenido ABNT 4340 de geometria interrompida, com um rebolo de CBN com utilização de refrigeração de alta pressão

Processo: 13/21680-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Luis Otávio Barreto de Sampaio Alves
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil

Resumo

A retificação é um processo de usinagem muito empregado no processo de fabricação, e tem a finalidade de corrigir alguns erros decorrentes dos processos de usinagem e fabricação anteriores a ele, como: ajustes de medidas de precisão e melhorar o acabamento superficial. Muito se tem pesquisado sobre este processo nos últimos anos, devido sua importância. No entanto, ainda pouco se sabe a respeito da retificação de materiais com geometria interrompida (a peça com ranhuras), mesmo sendo bastante comum o emprego deste tipo de material na indústria. Este tipo de geometria de peça é geralmente estudado em processos convencionais de usinagem, como torneamento e fresamento. Contudo, nada foi encontrado na literatura formal no que se refere ao processo de retificação. Outro fator que influencia diretamente no processo de retificação é a refrigeração. Isso ocorre, pois durante o processo de retificação há uma grande geração de calor na região de corte, o que pode acarretar em danos à peça, bem como outros problemas ao processo, como aumento do desgaste da ferramenta e aumento dos esforços de corte. O fluido refrigerante é responsável por baixar a temperatura da zona de retificação, além de lubrificar o contato entre peça/rebolo e retirar os resíduos do processo da região de corte. A utilização de fluidos de corte implica em melhorias nas operações de usinagem, propiciando uma maior produtividade. O mais comum é a utilização de fluido em abundância, tendo em vista que os fluidos de corte são capazes de proporcionar uma retificação muito satisfatória. Assim, este projeto tem o propósito de estudar a retificação do aço ABNT 4340 com geometria interrompida, com a utilização de um rebolo de CBN, utilizando também a refrigeração de alta pressão.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARRETO DE SAMPAIO ALVES, LUIS OTAVIO; RUZZI, RODRIGO DE SOUZA; DA SILVA, ROSEMAR BATISTA; JACKSON, MARK J.; TARRENTO, GILSON EDUARDO; DE MELLO, HAMILTON JOSE; DE AGUIAR, PAULO ROBERTO; BIANCHI, EDUARDO CARLOS. Performance Evaluation of the Minimum Quantity of Lubricant Technique With Auxiliary Cleaning of the Grinding Wheel in Cylindrical Grinding of N2711 Steel. JOURNAL OF MANUFACTURING SCIENCE AND ENGINEERING-TRANSACTIONS OF THE ASME, v. 139, n. 12, SI DEC 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.