Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das alterações cardiorrespiratórias da utilização perioperatória de antibióticos pela via intravenosa em gatos (Felis catus, L. 1766)

Processo: 13/18096-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Bruno Watanabe Minto
Beneficiário:Rodrigo Casarin Costa
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Ovariosalpingohisterectomia   Período perioperatório
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:antibiotico | gato | Ovariosalpingohisterectomia | Perioperatório | Cirurgia de pequenos animais

Resumo

As infecções nosocomiais representam uma das mais importantes causas de mortalidade e morbidade em pacientes cirúrgicos. Diante deste fato, lançou-se mão da utilização da antibioticoprofilaxia durante o período perioperatório, prática que vem sendo amplamente difundida nos procedimentos cirúrgicos de forma a impedir possíveis infecções secundárias. A adoção desta estratégia profilática deve levar em conta uma série de fatores intrínsecos ao paciente e ao sistema acometido, o procedimento a ser realizado e o fármaco a ser utilizado, uma vez que seu uso pode acarretar em efeitos colaterais, interferindo diretamente na evolução da cirurgia e na recuperação do paciente. O presente projeto objetivou analisar as possíveis alterações hemodinâmicas e cardiorrespiratórias secundárias à aplicação intravenosa de agentes antibióticos no período perioperatório em gatas submetidas à ovariohisterectomia, de forma a avaliar a segurança desta estratégia para a espécie. Serão utilizadas 50 gatas hígidas, distribuídas igualmente em 5 grupos experimentais. O grupo controle (G1) receberá solução fisiológica pela via intravenosa e os demais grupos tratamentos serão divididos de acordo com o antibiótico testado: cefazolina (G2), ceftriaxona (G3), enrofloxacina (G4) e ampicilina (G5). Serão avaliadas pressão arterial sistólica, média e diastólica (PAS, PAM e PAD), frequência cardíaca (FC), saturação de oxigênio na hemoglobina (SpO2), dióxido de carbono do final da expiração (ETCO2), frequência respiratória (FR) e ritmo cardíaco (eletrocardiograma). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
P.R.S. GOMIDE; R.C. COSTA; L.G. FARIA; J.T. BRONDANI; A.P. GERING; A. ESCOBAR; B.P. SANTAROSA; B.W. MINTO. [Avaliação das alterações cardiorespiratórias e hemodinâmicas agudas em aplicações pré-operatórias de antimicrobianos, pela via intravenosa, em gatos]. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia, v. 73, n. 1, p. 91-98, . (13/18096-4)