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Saberes docentes sobre avaliação na educação infantil

Processo: 13/23717-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2014
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maevi Anabel Nono
Beneficiário:Raiza Fernandes Bessa de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Formação de professores   Avaliação da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Educação Infantil | Professores-formação | Formação de Professores

Resumo

Desde a promulgação da Constituição de 1988, que determinou o dever do Estado com a educação das crianças de 0 a 6 anos, diversas leis e documentos, além de pesquisas, vêm sendo publicados para definir e orientar as práticas a serem desenvolvidas na Educação Infantil, inclusive as práticas avaliativas. Por meio desse projeto de pesquisa, em nível de Iniciação Científica, pretende-se investigar os saberes que professores de Educação Infantil possuem a respeito da avaliação nas creches e pré-escolas. Trata-se de um projeto vinculado a um estudo mais amplo, em andamento, por meio do qual são investigados saberes de profissionais de Educação Infantil sobre os diversos documentos e leis publicados desde a década de 1980. A pesquisa de IC, de natureza qualitativa, será desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2014, em uma escola de Educação Infantil pública, municipal, localizada em São José do Rio Preto, SP. Os sujeitos da pesquisa serão 12 professoras que atuam na escola que atende crianças de 0 a 4 anos de idade. Os dados serão coletados por meio de questionários, observações do dia a dia das 2 professoras de um dos agrupamentos de crianças da escola e entrevistas com essas 2 professoras. A análise dos dados se dará a partir dos seguintes focos de análise: 1) saberes dos sujeitos sobre a finalidade da avaliação na Educação Infantil, 2) formas de registro do trabalho pedagógico e do desenvolvimento das crianças utilizados pelos sujeitos, 3) saberes necessários, do ponto de vista dos sujeitos, para avaliar na Educação Infantil, 4) contribuições e limitações dos cursos de formação inicial para suas práticas avaliativas na Educação Infantil. Espera-se, por meio dessa pesquisa, contribuir com os estudos sobre Formação de Professores e Educação Infantil. (AU)

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