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Análise experimental das forças aerodinâmicas, de estabilidade, e de controle, do 14-Bis através de ensaios em túnel de vento de um modelo em escala reduzida

Processo: 14/01258-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2014
Data de Término da vigência: 31 de março de 2015
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Aerodinâmica
Pesquisador responsável:Paulo Celso Greco Júnior
Beneficiário:Tiago Morandini de Oliveira
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade de vôo   Controle de aeronaves   Túneis de vento
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerodinâmica Experimental | Controle | estabilidade | Forças aerodinâmicas | Túnel De Vento | 14-Bis | Ensaio em túnel de vento

Resumo

Este projeto possui como objetivo o estudo do comportamento e das forças aerodinâmicas de um modelo do 14-Bis, em escala reduzida, através de métodos experimentais em um túnel de vento. O modelo dessa aeronave histórica do brasileiro Santos Dumont foi desenvolvido entre 2002 e 2003 por três alunos do curso de engenharia aeronáutica da EESC-USP, depois de várias pesquisas com diferentes fontes acerca das características do 14-Bis. O estudo teórico deste modelo já foi realizado anteriormente; faltando para o fechamento deste estudo o ensaio em um túnel de vento para a validação dos resultados. Utilizando o túnel de vento disponível no Laboratório de Aeronaves no campus de São Carlos da USP, os testes serão realizados, após a calibração adequada dos sistemas de controle do modelo e dos servos utilizados, para a verificação das forças aerodinâmicas atuantes e da estabilidade da aeronave em escala reduzida. (AU)

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