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Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental: registros avaliativos e práticas de professores

Processo: 14/01745-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2014
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Planejamento e Avaliação Educacional
Pesquisador responsável:Magali Aparecida Silvestre
Beneficiário:Denise de Sousa Gomes Llata
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação da aprendizagem   Formação de professores   Ensino fundamental   Práticas pedagógicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:anos iniciais do ensino fundamental | avaliação da aprendizagem | Formação colaborativa de professores | Registros avaliativos | Avaliação da aprendizagem

Resumo

A utilização dos registros avaliativos no processo de avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, vem sendo um tema pouco abordado em teses e dissertações. Tendo em vista a relevância dessa temática para o trabalho docente, o propósito da pesquisa é identificar como os registros da avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental podem subsidiar práticas de professores que possibilitem o aprendizado dos alunos. Para isso, será necessário conhecer os objetivos, os instrumentos e os registros da avaliação da aprendizagem propostos pelos professores no período letivo de realização da pesquisa. Também, acompanhar discussões dos professores sobre os registros de avaliação e como eles subsidiam suas ações pedagógicas. Essas discussões serão problematizadas na tentativa de identificar elementos que caracterizam as ressignificações das práticas dos professores e aspectos sobre a importância do espaço formativo na perspectiva colaborativa. O referencial teórico que norteará o trabalho está centrado, principalmente, em estudos sobre avaliação da aprendizagem de Freitas (2012) e Luckesi (2008) e contribuições de Imbernón (2009 e 2004) a respeito do trabalho colaborativo. A proposta metodológica apresenta caraterísticas de uma pesquisa participante, sendo desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico, análise documental, entrevistas semiestruturadas e grupo dialogal. (AU)

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