Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da qualidade em análise do ciclo de vida (ACV): uma abordagem da ciência da administração

Processo: 14/00935-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2018
Área de conhecimento:Interdisciplinar
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ildo Luis Sauer
Beneficiário:Tereza Cristina Assis Bicalho de Menezes
Instituição Sede: Instituto de Energia e Ambiente (IEE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Impactos ambientais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação de qualidade | Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) | Dados corporativos | Gestão Ambiental

Resumo

A avaliação do ciclo de vida (ACV) é uma metodologia que consiste analisar os impactos ambientais potenciais de um produto ou serviço ao longo do seu ciclo de vida. A metodologia permite avaliar um amplo painel de indicadores ambientais como, por exemplo, a contribuição às mudanças climáticas e o consumo de energia não renovável. No entanto, um dos principais desafios desta técnica reside na natureza e na qualidade dos dados utilizados para a sua realização. Esta pode ser uma questão extremamente sensível, especialmente no contexto de certificações ambientais (obtidas através da ACV), sejam estas de âmbito voluntário ou associadas à regulações governamentais. Apesar da existência de indicadores de qualidade, a abordagem atual de avaliação da qualidade aplicada à metodologia possui sérios limites quando empregada à dados corporativos, que apresentam forte influência no resultado deste tipo de análise de impacto ambiental. Neste sentido, o presente projeto propõe uma nova abordagem para a avaliação de dados a partir da criação de indicadores de qualidade com foco específico em dados de atividade oriundos de empresas na elaboração de inventários para a ACV. A ferramenta proposta tem como objetivo proporcionar uma evolução metodológica à ACV permitindo a realização de estudos mais confiáveis e de melhor qualidade. Além disso, ela poderá agir como um instrumento de gestão empresarial útil à criação de sistemas de informação ambiental que sejam adaptados à realização da ACV e contribuir para uma gestão ambiental mais eficaz, tanto nas organizações privadas como na esfera pública. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BICALHO, TEREZA; SAUER, ILDO; RAMBAUD, ALEXANDRE; ALTUKHOVA, YULIA. LCA data quality: A management science perspective. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 156, p. 888-898, . (14/00935-2)
BICALHO, TEREZA; SAUER, ILDO; PATINO-ECHEVERRI, DALIA. Quality of data for estimating GHG emissions in biofuel regulations is unknown: A review of default values related to sugarcane and corn ethanol. JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION, v. 239, . (14/00935-2)