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A Pastoral do Turismo e sua ambiguidade estrutural

Processo: 13/26562-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2016
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:André Ricardo de Souza
Beneficiário:Pedro Augusto Ceregatti Moreno
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/50458-8 - O cristianismo no Brasil em suas feições econômicas e assistenciais com derivações políticas, AP.JP
Assunto(s):Turismo religioso
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Empreendedorismo religioso | Pastoral do Turismo | Turismo Religioso | Outras sociologias

Resumo

Reconhecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como uma parcela desse mercado, o turismo religioso constitui significativo faturamento e trânsito de pessoas, nacional e internacionalmente. Sua expansão vem se dando no Brasil a partir do reconhecimento de seu potencial lucrativo. Decorre da transição de uma fase em que as peregrinações e romarias não tinham gerenciamento e aconteciam quase que autonomamente, para o momento atual de estruturação e capacitação empresarial de seus agentes e serviços prestados. Vários fatores estão interligados no desenvolvimento desse mercado no Brasil, sendo as diferentes esferas de governo responsáveis por grande parte dos investimentos no setor, subsidiando melhorias em infraestrutura e programas de incentivo com foco em eventos e pólos de atração religiosa, possibilitando assim o aprimoramento da rede hoteleira, conexão de transportes, agências e operadoras de viagens. Além disso, a Igreja Católica também se mobiliza a fim de gerenciar o campo, desenvolvendo no país a Pastoral do Turismo, com iniciativa de regulação e organização de santuários e espaços religiosos, capacitação de pessoal e estratégias de ação que fomentem a prática turística nas paróquias com potencial receptivo. Essa iniciativa expõe o perfil empreendedor da igreja, ao mesmo tempo em que a contradição conceitual do próprio termo "pastoral do turismo religioso", dado que as pastorais se voltam para atividades sem fins lucrativos.

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