Busca avançada
Ano de início
Entree

A transmissão psíquica e a constituição do vínculo conjugal em casais homoafetivos longevos

Processo: 14/05150-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2014
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2017
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Isabel Cristina Gomes
Beneficiário:Déa Bertran Munhoz
Instituição Sede: Instituto de Psicologia (IP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicanálise   Teste de apercepção temática   União homoafetiva
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:casamento homoafetivo | casamento homossexual | lésbico | Psicanálise | Tat | Teste de Apercepção Temática | transmissão psíquica entre gerações | Psicologia Clínica

Resumo

Estimada em 10% da população, a homossexualidade somente há duas décadas deixou de ser considerada entidade psicopatológica, categoria de transtorno mental. Com 60 mil casais homoafetivos autodeclarados no último censo do IBGE, 2010, faz-se necessário estudos e pesquisas sobre o modo como vivem esses indivíduos, o que pensam, sentem, desejam, bem como estender esta compreensão à homoconjugalidade, ao descobrir como se dá a dinâmica deste casal, quais os mecanismos de defesa usados ante o preconceito, qual a ligação com as famílias de origem, como as relações vinculares se formam, além de aspectos quanto à identidade psicossocial, de gênero e de orientação sexual. Esta pesquisa tem como participantes 10 casais homoafetivos (feminino e masculino), com mais de vinte anos de vida em comum, a fim de conhecer as especificidades desse formato, cuja legitimação jurídica vem alcançando resultados positivos nos últimos anos. A coleta de dados se dará através de entrevista semidirigida realizada com o casal, acrescida da aplicação do teste projetivo TAT (Teste de Apercepção Temática), individualmente, sob o método clínico-qualitativo, em que a observação e interpretação do pesquisador é elaborada sobre os fenômenos, e não sobre os fatos. O arcabouço teórico será o psicanalítico, enquanto busca de sentido para o viver humano, notadamente em René Kaës. A finalidade é a de trazer à luz um viver que se oculta na sombra do disfarce social e, dessa forma, contribuir com a produção de conhecimento na área da psicanálise de família e casal e dos estudos psicossociais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MUNHOZ, Déa Bertran. A constituição do vínculo e o legado familiar heteronormativo em casais homossexuais longevos, femininos e masculinos. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Psicologia (IP/SBD) São Paulo.