Busca avançada
Ano de início
Entree

Uma análise documental dos escritos de Mary Dascomb: a atuação educacional feminina inupta no projeto presbiteriano do Brasil (1892-1917)

Processo: 14/14153-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Arilda Ines Miranda Ribeiro
Beneficiário:Jamilly Nicácio Nicolete
Supervisor: Maria Luz Sanfeliu Gimeno
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Presidente Prudente. Presidente Prudente , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Universitat de València, Espanha  
Vinculado à bolsa:11/23404-4 - Escritos de Mary Dascomb: a atuação educacional feminina inupta no projeto presbiteriano do Brasil 1892-1917), BP.DR
Assunto(s):História da educação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cartas confessionais de Mary Dascomb | Educação presbiteriana norte-americana no Brasil | Educação religiosa feminina no século XIX | História da Educação

Resumo

O presente projeto de pesquisa de estágio no exterior - que surge como continuação do projeto de Bolsa de Doutorado no País, onde discutimos a atuação de Mary Dascomb na educação brasileira - propõe o contato da bolsista com a Profª Drª Luz Sanfeliu Gimeno, do Departamento d´Educació Comparada i Història de l'Educació, da Universitat de València. Tal estágio oportunizará um contato com novas abordagens historiográficas, ligadas ao Gênero e História da Educação, em especial no final do século XIX e início do século XX, temas no qual Gimeno é especialista. Em especial, buscamos novas possibilidades de análise documental, uma vez que a referida Universidade possui um importante Centro de Documentação Histórica, onde são oferecidos seminários e cursos que possibilitarão uma análise mais proveitosa das fontes que temos. A caracterização ideológica da sociedade nos finais do século XIX e início do século XX em que estão representadas a feminilidade e estabelecidos os modelos masculino e feminino, constituem um marco a partir do qual interrogamos sobre as estratégias de vida de personagens do passado, como Mary Dascomb. Na história das mulheres, não tratamos somente de recriar as formas de pensamento que eram típicas do passado, mas a maneira como as mulheres e os homens faziam parte da cultura de seu tempo e construíram seu estilo de vida. Em sintonia com as tendências historiografia atual, onde estudos macrohistóricos e explicações gerais estão sendo substituídos por estudos mais limitados e mais complexas na produção de explicações, essas abordagens são especialmente interessantes para a história das mulheres. Nosso objetivo é dar luz à história de uma mulher que através de seus recursos intelectuais, transformou sua experiência de vida e hoje é parte da história da educação no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)