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Do devir inumano do humano. uma sociologia do "inatual" na obra de Alain Resnais

Processo: 14/07786-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 20 de outubro de 2014
Data de Término da vigência: 19 de março de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Mauro Luiz Rovai
Beneficiário:Mauro Luiz Rovai
Pesquisador Anfitrião: Claudine Haroche
Instituição Sede: Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Guarulhos. Guarulhos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Institut Interdisciplinaire d’Anthropologie du Contemporain (IIAC), França  
Assunto(s):Cinema   Filmes   Subjetividade   Sociologia do cinema
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cinema | filmes | Política | Sociologia | subjetividade | Técnica e arte | Sociologia do Cinema

Resumo

O objetivo desta investigação é construir uma temática de fundo sociológico na obra do cineasta francês Alain Resnais (1922 - 2014), de modo a estabelecer, por meio de três de seus filmes - Noite e neblina (1955), Hiroshima, meu amor (1959) e A guerra acabou (1965) - uma interconexão entre, de um lado, os aspectos normalmente vistos como mais afeitos às discussão social e política nos filmes do diretor e, de outro, os processos de subjetivação, que serão caracterizados, durante a pesquisa, pelo modo como as personagens reagem a tais acontecimentos. De um lado, "a Guerra", o "extermínio industrialmente planejado" do "outro" ou do "inimigo", a "luta" e a "esperança" pela revolução. De outro, "como sobreviver subjetivamente" em um mundo que passou pela experiência de "aniquilação", as relações subjetivas, a reflexão sobre a ação política. A abordagem metodológica principal é a análise "interna" dos filmes, dando especial ênfase aos elementos expressivos do cinema, como o uso da câmera, a presença de música, diálogos e vozes, gestos etc. A hipótese de fundo é que as obras selecionadas podem nos oferecer, ao final da pesquisa, a possibilidade de construirmos uma espécie de tríptico no qual estejam esboçados traços, marcas e sinais da subjetividade contemporânea. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAURO LUIZ ROVAI. FORMAS DE MANIFESTAÇÃO DO PASSADO EM FILMES DE ALAIN RESNAIS: APROXIMAÇÕES SOCIOLÓGICAS. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 33, n. 96, . (14/07786-2)