Busca avançada
Ano de início
Entree

A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heróides de Ovídio

Processo: 14/05067-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2014
Data de Término da vigência: 22 de julho de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Línguas Clássicas
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Alexandre Pinheiro Hasegawa
Beneficiário:Cecilia Marcela Ugartemendía
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):15/11829-1 - Cross-genre em Heroides, BE.EP.MS
Assunto(s):Epistolografia   Poesia elegíaca   Intertextualidade   Poetas   Romanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:epístola elegíaca | exemplum | Intratextualidade | Poesia Latina

Resumo

A pesquisa analisa as diferentes relações intratextuais que apresentam as primeiras quatorze epístolas das Heróides de Ovídio e que permitem ao leitor entendê-las não apenas como um mero conjunto de In die form von Briefen gekleidete monologue (Monólogos travestidos em um formato epistolar) (Auhagen, 1999: 90), mas como peças que ganham significado à luz de outras, já que se pode entender que o poeta estabelece um diálogo entre as epístolas e permite que as heroínas aprendam uma(s) com a(s) outra(s), tomando a modo de exemplum a história que cada uma conta. Entretanto, a ausência de um praeceptor amoris induz as heroínas a uma equivocada interpretação desses exempla e, em razão da falta de uma ars amandi, fracassem ao tentar convencer seus amantes a voltar. Portanto, o leitor recebe as epístolas como um grande exemplum daquilo que não deve ser feito e como justificativa da necessidade de um praeceptor. A sobreposição dos gêneros elegíaco e epistolar faz com que estas cartas sejam um veículo apropriado para transmitir um exemplum, devido às características didáticas de ambos os gêneros. Assim, mediante a justaposição genérica, o poeta ensaia nesta obra a polyeideia, recurso que mais tarde será explorado intensamente nas Metamorfoses. Contudo, ao considerar que as epístolas se relacionam entre si, não se nega a autonomia de cada uma delas. Antes disso, o que se propõe é que não há uma nitida legge compositiva (Barchiesi, 1987: 63) que imponha apenas a possibilidade de interpretar as epístolas como autônomas; cada uma pode ser lida tanto como um monólogo e, por conseguinte, autossuficiente em si mesma e, ao mesmo tempo, estabelecendo um diálogo com outras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
UGARTEMENDÍA, Cecilia Marcela. A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heroides de Ovídio. 2016. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.