Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da comunicação interna institucionalizada para as organizações

Processo: 14/09173-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2014
Data de Término da vigência: 18 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Pesquisador responsável:Cristiane Hengler Corrêa Bernardo
Beneficiário:Letícia Flore Junqueira
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Tupã. Tupã , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação organizacional   Comunicação interna   Indústria sucro-alcooleira   Público interno   Inquéritos e questionários   Análise de conteúdo   Análise qualitativa comparativa (QCA)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicação Empresarial | Comunicação Interna | comunicação organizacional | Público Interno | Comunicação organizacional

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo geral apreender de que forma a institucionalização da comunicação integrada afeta a comunicação interna da organização. Para responder a problemática de pesquisa - a institucionalização da comunicação integrada torna a comunicação interna mais eficaz? Desmembra tal objetivo em quatro objetivos específicos necessários, quais sejam: analisar como se dá o fluxo comunicacional interno em ambas as empresas; aferir quais são os principais meios de comunicação usados pela organização com o público interno; verificar se a comunicação interna institucionalizada diminui a incidência de comunicações oficiosas e analisar a percepção da comunicação interna por parte dos atores coletivos. Como metodologia essa pesquisa faz uso de estudos de casos em duas organizações do setor sucroalcooleiro implantadas na região de Tupã, sendo que uma possui um departamento de comunicação integrada institucionalizada e outra não. Tais estudos passarão por uma análise comparativa entre as organizações e utilizará dois instrumentos de coleta de dados questionários semiestruturados e entrevista. Para a análise será utilizado o método de Análise de Conteúdo ancorado no modelo da Teoria da Ação. Tais discussões terão como base conceitual a comunicação interna como parte indissociável da comunicação integrada e dos conceitos atuais de públicos, discutindo de que forma estes podem ser utilizados, com êxito, a fim de contribuir para o fortalecimento e manutenção da imagem organizacional.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)