Busca avançada
Ano de início
Entree

Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo

Processo: 14/16527-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2014
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2014
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Mona Cleide Quirino da Silva Farias
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14121-4 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, AP.EP
Assunto(s):Escola pública   Competência informacional   Biblioteca escolar   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Competência em informação | Ensino Fundamental | escola pública | biblioteca escolares

Resumo

Tem como objetivo desenvolver uma biblioteca escolar que supere astradicionais deficiências ora encontradas e considere mais especificamenteas questões ligadas à competência informacional, através de uma açãoconjunta entre especialistas nacionais e estrangeiros e professores de duasescolas públicas de Marília-SP. Para realização da pesquisa será utilizada aabordagem da pesquisa-ação, que compreende: observação do uso da bibliotecae procedimentos de busca e uso de informações de alunos e professores;implementação das adaptações físicas e estruturais das bibliotecas dasescolas participantes; realização de encontros sistemáticos com osprofessores para discussões teóricas e orientações sobre a utilização dasbibliotecas e planejamento das atividades, bem como para avaliação dasmudanças e atividades desenvolvidas. Os resultados das discussões entre aequipe e os professores serão registrados em áudio e em diário de pesquisapara análise posterior. Ao final, serão coletadas as opiniões deprofessores, coordenadores e alunos acerca das intervenções realizadasatravés da aplicação de um questionário com questões abertas. Espera-se queas bibliotecas remodeladas não apenas atendam aos quesitos de excelênciaestabelecidos pelos Parâmetros para as bibliotecas escolares (CONSELHOFEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA; GEBE, 2011), mas que contemple também osaspectos de contexto das escolas envolvidas e que seu uso possa estarincorporado à cultura escolar das duas escolas. Outro resultado esperado éque o know-how obtido com a sistematização da experiência do presenteprojeto possa subsidiar o desenvolvimento de outras bibliotecas escolaresque contribuam efetivamente para o aprendizado do aluno, para odesenvolvimento da competência em informação e o fomento à leitura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)