Busca avançada
Ano de início
Entree

Competência em comunicação para promoção da inovação: um estudo sobre micro e pequenas empresas

Processo: 14/02596-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Maria Eugênia Porém
Beneficiário:Giselle Sampaio Carneiro
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação organizacional   Inovação   Pequenas e médias empresas   Vantagem competitiva   Microempresas   Estudo comparativo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:competência comunicativa | Comunicação | Inovação | Micro e pequenas empresas | Comunicação Organizacional

Resumo

O presente projeto se propõe a pesquisar a competência em comunicação organizacional como facilitadora dos processos de geração de inovação e gestão em Micro e pequenas empresas (MPEs). Parte-se do pressuposto que a incorporação da cultura de inovação na estrutura fundamental das empresas, quando respaldada por um sistema eficaz de comunicação que envolva a todos os seus componentes, constitui um forte fator de obtenção de vantagens competitivas cruciais para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e sua ascensão no mercado. Portanto, pretende-se analisar e compreender o cenário contemporâneo das MPEs, identificar obstáculos ao desenvolvimento de competência comunicativa e entender a interação entre inovar e comunicar - a fim de contribuir com modelos e práticas que utilizem o potencial de ambas as ferramentas em prol do sucesso e melhoria contínua das MPEs.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)