Busca avançada
Ano de início
Entree

Acesso ao diagnóstico e tratamento do Câncer de mama no município de Campinas-SP no período de 2009 a 2011

Processo: 14/22603-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2015
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2015
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Silvia Maria Santiago
Beneficiário:Mariana Peccia Sanchez
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde pública   Neoplasias mamárias   Tratamento do câncer   Registros médicos   Diagnóstico de câncer   Análise estatística de dados   Campinas (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:acesso | Câncer de mama | Neoplasia de mama | Saúde Coletiva

Resumo

O câncer é hoje uma doença de grande incidência e prevalência no mundo, demandando medidas de saúde em países desenvolvidos e em desenvolvimento. No Brasil os indicadores mostram aumento crescente ano a ano das taxas de incidência na população feminina. Dentre os tipos de câncer, o de mama é o mais importante, sendo a segunda causa de mortalidade entre as mulheres na região sudeste, incluindo o município de Campinas. Assim, constitui-se em um problema relevante de saúde, necessitando um maior conhecimento sobre esse agravo em nosso país para subsidiar as medidas de saúde pública. Analisou-se nos anos de 2004 e 2007, através de estudo empreendido com bolsa PIBIC, como o câncer de mama incidia na população feminina de Campinas e seu diagnóstico entre os anos de 2000 e 2002. Naquele projeto, observou-se que cerca de um quarto das mulheres tinha a neoplasia diagnosticada em fases avançadas da doença, na sua maioria suspeitada pelas próprias pacientes, levando a tratamentos mais radicais e mutiladores. Após esses anos e com o maior desenvolvimento do sistema de saúde do município de Campinas, como estará a capacidade de diagnóstico e tratamento no município, considerando seu principal serviço de atenção a esta neoplasia maligna, que é o CAISM-UNICAMP? Este estudo objetiva conhecer aspectos relacionados ao acesso ao diagnóstico, tratamento e seguimento do câncer de mama de mulheres residentes no município de Campinas, SP, atendidas no CAISM/UNICAMP em 2009 a 2011. Para tanto serão estudadas variáveis sócio-demográficas e clínicas através de pesquisa nos prontuários de pacientes procedentes do município de Campinas, que são acompanhadas no ambulatório de câncer de mama do CAISM/UNICAMP. Para armazenagem e tratamento dos dados será utilizado o programa EpiInfo versão 7.0.9.7 e os dados serão submetidos à análise estatística contida no programa. Outro objetivo é comprar os índices encontrados nos dois triênios para analisar se houve efetivamente uma mudança nos padrões de descoberta de diagnóstico e estadiamento da doença. Espera-se que o estudo permita a implementação de ações que melhorem a qualidade da assistência às mulheres do município, permitindo que os diagnósticos ocorram nos estágios iniciais da doença, no âmbito da rede básica de saúde e que se inicie o tratamento o mais precoce possível, aumentando assim as possibilidades de cura.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)