Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de heurísticos para a tomada de consciência (mindfulness) na educação: os corpos humanos em foco

Processo: 15/00112-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Data de Início da vigência: 02 de fevereiro de 2015
Data de Término da vigência: 25 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Carolina Rodrigues de Souza
Beneficiário:Carolina Rodrigues de Souza
Pesquisador Anfitrião: Kenneth Tobin
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: City University of New York, New York (CUNY), Estados Unidos  
Assunto(s):Ensino de ciências   Corpo humano   Heurística
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo humano | diferença | ensino de ciencias | Heuristico | Tomada de consciencia | Formação de Professores das Series Inicias para o Ensino de Ciencias

Resumo

O trabalho colaborativo com o Centro de Pós-Graduação da City University of New York, no período de fevereiro de 2015, objetiva a continuidade do trabalho iniciado em janeiro de 2014, sobre o desenvolvimento e uso de heurísticos na escola primária e a investigação sobre o conceito de "mindfulness" e emoção. Durante o ano de 2014, após um estágio de 2 meses nesse centro de pesquisa, sob a orientação do professor Kenneth Tobin, foi proposto a elaboração de um livro, com nove capítulos com o objetivo de discutir o conceito de Mindfulness (tomada de consciência) em diversos contextos educacionais, como parte de uma coleção da editora Sence Publishers. Esse material reuniu as pesquisas realizadas pelo grupo.O objetivo do estágio de pesquisa a ser realizado em fevereiro de 2015 é apresentar e discutir o trabalho desenvolvido no contexto brasileiro sobre corpo humano e conhecer as outras pesquisas realizadas, visando aprofundar os conceitos teóricos.Tomar consciência da diversidade dos corpos e de como trabalhar o tema em ambiente escolar envolve desenvolver estados de Mindfulness. O trabalho realizado pelo meu grupo de pesquisa, com imagens para desenvolver a tomada de consciência sobre a complexidade da compreensão do corpo humano, mostra uma possibilidade real de desenvolver tal estado em professores de séries inicias em relação ao tema corpo. No estágio de pesquisa pretende-se estudar as possibilidades de usar essas imagens em "heuristicos" como os desenvolvidos por Powietrzynka (2014). Embora estes últimos se valham de questionários que englobam características na forma de declarações, seria possível pensar em um heurístico que se valha de imagens como meio de sensibilização. Dessa forma, nesse intercâmbio de informações objetiva-se o desenvolvimento de métodos associados com o desenvolvimento de novos heurísticos e metodologias sobre o uso das imagens como objetos de reflexividade em contextos educativos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)