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Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo

Processo: 15/03561-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Programa Capacitação - Treinamento Técnico
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2015
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2016
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação - Biblioteconomia
Pesquisador responsável:Helen de Castro Silva Casarin
Beneficiário:Elane Rodrigues da Silva Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/14121-4 - Biblioteca escolar no ensino fundamental: em busca de um modelo alternativo, AP.EP
Assunto(s):Escola pública   Competência informacional   Biblioteca escolar   Ensino fundamental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biblioteca Escolar | Competência em informação | Ensino Fundamental | escola pública | Biblioteca Escolares

Resumo

Tem como objetivo desenvolver uma biblioteca escolar que supere as tradicionais deficiências ora encontradas e considere mais especificamente as questões ligadas à competência informacional, através de uma ação conjunta entre especialistas nacionais e estrangeiros e professores de duasescolas públicas de Marília-SP. Para realização da pesquisa será utilizada a abordagem da pesquisa-ação, que compreende: observação do uso da biblioteca e procedimentos de busca e uso de informações de alunos e professores; implementação das adaptações físicas e estruturais das bibliotecas das escolas participantes; realização de encontros sistemáticos com os professores para discussões teóricas e orientações sobre a utilização dasbibliotecas e planejamento das atividades, bem como para avaliação das mudanças e atividades desenvolvidas. Os resultados das discussões entre a equipe e os professores serão registrados em áudio e em diário de pesquisa para análise posterior. Ao final, serão coletadas as opiniões de professores, coordenadores e alunos acerca das intervenções realizadas através da aplicação de um questionário com questões abertas. Espera-se que as bibliotecas remodeladas não apenas atendam aos quesitos de excelência estabelecidos pelos Parâmetros para as bibliotecas escolares (CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA; GEBE, 2011), mas que contemple também os aspectos de contexto das escolas envolvidas e que seu uso possa estar incorporado à cultura escolar das duas escolas. Outro resultado esperado é que o know-how obtido com a sistematização da experiência do presente projeto possa subsidiar o desenvolvimento de outras bibliotecas escolares que contribuam efetivamente para o aprendizado do aluno, para o desenvolvimento da competência em informação e o fomento à leitura.

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