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Cross-genre em Heroides

Processo: 15/11829-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Data de Início da vigência: 02 de novembro de 2015
Data de Término da vigência: 23 de janeiro de 2016
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Clássicas
Pesquisador responsável:Alexandre Pinheiro Hasegawa
Beneficiário:Cecilia Marcela Ugartemendía
Supervisor: Gianpiero Rosati
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Scuola Normale Superiore (SNS), Itália  
Vinculado à bolsa:14/05067-9 - A exemplaridade do abandono: epístola elegíaca e intratextualidade nas Heróides de Ovídio, BP.MS
Assunto(s):Literatura latina   Elegia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cross-genre | Didatismo | Elegia | epístolaridade | Heroides | Literatura Latina

Resumo

Esta pesquisa propõe-se a analisar o gênero das Heroides de Ovídio. O debate se abre a partir da mistura genérica que a obra apresenta e que permite entendê-las não como elegias inseridas em uma ficção epistolar, ou epístolas de caráter elegíaco, mas como pertencentes a um terceiro gênero, um híbrido, ou cross-genre, produto da justaposição de gêneros. Os poemas deste ignotum opus (Ars am. 3. 346) são, portanto, tão elegíacos como epistolares, sem ser mais uma coisa do que a outra. Com este fim, havendo já estudado o caráter elegíaco da obra, centraremos nossa investigação em seu aspecto epistolar, com seus limites e principais características. Mediante isso, busca-se justificar a eleição dessa forma feita pelo poeta como meio para veicular o discurso das heroínas. Além disso, pretende-se comprovar que a justaposição dos gêneros elegíaco e epistolar seria adequada como suporte de um discurso de características erotodidáticas, permitindo observar como esses discursos contidos nas cartas podem ser exemplares na configuração das outras heroínas do mesmo corpus. A soma das epístolas, autorizada por seu caráter didático, daria como resultado um conjunto de (contra)exempla que o poeta parece incorporar de forma intratextual na sua própria obra, para ser lido junto com a Ars amatoria. (AU)

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